FANDOM

Friagem

Friagem OV Tabber

Friagem Flashback OV Tabber

Friagem Albedo OV

Informações Gerais
Espécie Necrofriggiano
Planeta Natal Kylmyys
Corpo Humanóide
Predador Hypnotick
Originalmente Big Chill
Poderes e Habilidades
Habilidades Criocinese
Intangibilidade
Invisibilidade
Voo
Detalhes
Dublador EUA Dee Bradley Baker
Dublador BRA Walmir Barbosa / Luiz Carlos Persy (FA, 3ª Temporada)
Primeira Aparição Uma Artimanha Do Kevin
Galeria de Imagens

Friagem (anteriormente, Calafrio) é um Necrofriggiano do planeta Kylmyys. É um dos alienígenas originais da série Ben 10: Força Alienígena.

Descrição Editar

Friagem é um alienígena baseado em um fantasma (lembrando uma mariposa) que possui poderes de crocinese (gelo). Suas asas se dobram para se assemelharem a um manto, que torna o seu símbolo do Omnitrix invisível. Suas mãos tem um total de oito  dedos, com os dedos dos pés com quatro (seis se os dedos de trás dos pés são contados).

As asas e antenas de Friagem podem se dobrar em uma espécie de manto dando-lhe a aparência de um fantasma ou assassino. Ele pode se tornar intangível, voar, tem super força, apesar de sua aparência frágil, e pode soprar vapores congelantes.  

Ele também pode congelar objetos passando através deles. Contra-intuitivamente, Friagem é facilmente capaz de suportar o calor extremo, em um momento onde bebeu metal fundido diretamente de um enorme caldeirão de fundição sem nenhum efeito nocivo. Ele também pode atirar raios de gelo de suas mãos, como mostra em Diga-me com Quem Andas e Com Uma Mão Só.

Também é mostrado que ele pode controlar o fluxo de seus raios de gelo em Acima e Além, quando ele está enfrentando Alan. Em O Mapa do Infinito, sua espécie é mostrada capaz de cuspir cristais de gelo, e em Fundo, ele é visto capaz de respirar debaixo d'água.

Já que ele é um alienígena baseado em gelo, ele é enfraquecido pelo fogo e outros objetos quentes. Ele também tem problemas para passar por raios ou outros tipos de energia (ex: em Imitação Barata, Friagem foi prejudicado pelas tempestades elétricas de Artrópode, mesmo quando ele estava intangível) (embora em Reserve a Última Dança ele não teve problemas em atravessar as balas dos guardas).

Força aprimoradaEditar

Friagem sempre mostrou ter uma boa força, e como foi mostrado em Ben 10: Omniverse ele possui uma aparência que demonstra ter bem mais força.

Voo e nadoEditar

Friagem pode abrir suas enormes asas similares às de uma borboleta e voar tranquilamente em uma boa velocidade e altitude, podendo ficar parado no ar também, embora ele não precise necessariamente abrir suas asas para tais feitos. Como visto em Fundo ele pode nadar com a mesma facilidade com que voa.

CriocineseEditar

Ele pode liberar gelo altamente congelante de diversas partes do corpo, como mãos e boca. Suas rajadas de gelo já foram vistas com diversas aparências: algumas vezes similares a rajadas de energia azul, outras similares a gás e outras parecidas com vento. Seu gelo tem efeito congelante imediato, congelando completamente o objeto atingido em pouquíssimo tempo. E ele pode fazer muitos ataques variados com o gelo, como visto em Acima e Além. Também pode congelar o inimigo ficando intangível e atravessando o corpo do mesmo.

Habilidades espectraisEditar

Ele tem habilidades de fantasma também, podendo ficar intangível (moléculas zero), atravessando superfícies sólidas, além de não ser atingido por tiros nesse estágio, pode também atravessar campos de força. Também pode ficar invisível, se tornando assim impossível de ser visto a olho nu, mas ele raramente usa essa habilidade.

Independência de oxigênioEditar

Tendo habilidades de um fantasma, ele não precisa de oxigênio para viver, e em muitos momentos foi mostrado sobrevivendo a situações sem oxigênio.

Resistência a temperaturas extremasEditar

Como foi confirmado e visto muitas vezes, ele pode sobreviver a temperaturas positivas extremas e o mesmo com temperaturas negativas.

Fraquezas Editar

Até intangível Friagem pode ser atingido por ondas sonoras,eletricidade e pela luva de Vilgax. Se os Necrofriggianos começarem a reprodução de sua raça, o Omnitrix transforma seu usuário inadvertidamente neste alien para atender o ciclo de paternidade. Sua intangibilidade pode ser inútil contra oponentes que também podem se tornar intangíveis, cancelando tal poder, como visto em O Mapa do Infinito. É facilmente hipnotizado pelo seu predador, além de acabar dando uma chance para o atacarem.

TransformaçãoEditar

Ben começa a se enrolar como se estivesse com frio, seu pé começa a se transformar e ficar azul, o rosto está incompleto e parecendo um esqueleto, seu olho passa do normal para o de um fantasma, suas asas se dobram e a transformação está completa.

Aparições Editar

Ben 10: Força AlienígenaEditar

  1. Uma Artimanha Do Kevin (primeira aparição; 2x)
  2. Max Desligo
  3. Ajudantes dos Encanadores
  4. Companhia Solitária
  5. Imitação Barata (2x; Ben e Albedo)
  6. Reserve a Última Dança (3x)
  7. Anulado
  8. Diga-me com Quem Andas
  9. A Vingança de Vilgax, Parte 2
  10. Inferno
  11. Ouro dos Tolos
  12. Com Uma Mão Só
  13. Invasão Alienígena
  14. A Troca (transformação acidental; alienígena selecionado foi Enormossauro)
  15. Acima e Além
  16. A Batalha Final, Parte 1

  1. Fama (primeira re-aparição)
  2. Enganamos
  3. Ataque Onde Eles Moram
  4. Video Games
  5. Fuga de Aggregor
  6. Quente Demais Para Aturar
  7. Aggregor Supremo
  8. O Mapa do Infinito
  9. Fundo
  10. Poder Absoluto, Parte 2
  11. Vicktor Ressurge
  12. Não É Fácil Ser A Gwen
  13. Ben 10.000 Retorna (Ben Supremo)
  14. O Prisioneiro 775 Sumiu (cameo)
  15. Lembranças de um Techadon
  16. O Círculo dos Guardiões da Chama
  17. A Mãe de Todos os Vreedles
  18. Ovos Grátis
  19. A Noite do Pesadelo Vivo (Albedo)
  20. Heróis Unidos (4x)

Ben 10: OmniverseEditar

16 anosEditar

  1. Predador e Presas, Parte 2 (primeira re-aparição)
  2. Malfeitor
  3. Ben de Novo (Ben de 11 anos no corpo de 16 anos; transformação acidental; alienígena selecionado foi Armatu)
  4. Confronto, Parte 1
  5. Problema de Estômago (2x; 1x transformação acidental; alienígena selecionado foi Arraia-à-Jato)
  6. Os Sapos da Guerra, Parte 1
  7. O Roubo Supremo (3x, 2 por Ben e 1 por Albedo)

15 anosEditar

  1. Entrega Especial

Jogos Editar

Ben 10 Alien Force: The Game Editar

Aparece no jogo como alien inicial, no jogo é utilizado apenas para voar sobre ventiladores, no jogo seu gelo é cúbico e os DNAliens também podem congela-lo com seus aparelhos.

Ben 10 Alien Force: Vilgax AttacksEditar

Aparece no jogo como alien inicial, como no jogo anterior, é usado para voar em distancia curta e para "pegar" furacões para voar mais alto no jogo seu gelo é mais realista e sua forma intangível também congela.

Ben 10 Alien Force: The Rise of Hex Editar

Aparece no jogo apenas para voar, onde parece voar livremente, ele usa seus poderes de esfriamento nos adversários e seu gelo não é como o de Vilgax Attacks.

Ben 10 Ultimate Alien: Cosmic Destruction Editar

Aparece no jogo para voar sobre lugares onde sai ar, porém neste jogo também é utilizado para esfriar caldeiras, como visto no nível "Amazônia", e também fazer o papel de Ameaça Aquática de apagar fogo. Ele como Ameaça Aquática, Fogo Selvagem e Macaco-Aranha pode escalar. No nível "A Grande Muralha da China", ele evolui para Friagem Supremo para vencer o General Terracota. E no jogo ele pode ficar intangível quando defende.
Ficheiro:BIG.jpg

Punch Time Explosion Editar

Ele é um dos personagens disponíveis para batalha da série, Ben 10. Ele não possui um "Punch Time Explosion" próprio, então é revertido a Ben e então Ben se transforma no Enormossauro Supremo.

Ben 10 Supremacia Alienígena: Galactic Racing Editar

Aparecerá no jogo com um carro azul e preto e seu poder especial é congelar seu adversário.

Ben 10 Omniverse 2Editar

É um dos alienígenas jogáveis no jogo tanto para versões de consoles (Playstation 3, Wii, Wii U, Xbox 360) quanto para versões portáteis (3DS).

Ben 10 Ultimate Alien: Leapster Explorer Editar

Aparecerá no jogo como alien de batalha, como Fogo Selvagem, Eco e Enormossauro.

Fusion Fall Editar

Saiu uma mascara, uma pistola, suas Asas como decoração ao avatar de um veiculo. Fora isso apareceu um item para sua espécie (Necrofriggianos).

Curiosidades: Editar

Alienígenas
Ben 10
Originais
Adicionais
Futuro
Fusões
Ben 10: Força Alienígena
Originais
Adicionais
Peças de Teatro
Originais
Adicionais
Supremos
Ben 10: Omniverse
Originais
Adicionais
Supremos
Outros
Mencionados
Não Confirmados